O carro das vacas

Desde o neolítico (10 000 a 5000 a.C. ) até ao fim do século XX os carros de bois eram usados como meio de transporte para cargas pesadas, nesta terra. O feno, as batatas, o pão e todas as colheitas vinham para as aldeias ao som característico do carro de bois.

Em Trás-os-Montes, lugar resistente às grandes revoluções, os tractores só no fim do passado milénio terão sido substituídos por força dos animais domesticados pelo homem. Durante mais de doze mil anos as colheitas tinham o ressoar de uma carga transportada com esforço.

Antigamente toda a gente tinha carros. Com os carros apanhava-se o estrume para as terras, colhiam-se as batatas, os molhos das cearas, o feno para os animais e todos os frutos do trabalho do campo. Trazer uma grande carrada e saber carregar muito um carro, puxado por bois ou vacas, era a proa de muitos agricultores. Para os animais puxarem aos carros, lavrarem e fazerem todos os serviços que hoje fazem os tractores, tinham que ser amansados. Alguns eram mais resistentes, outros metiam a cabeça no jugo com mais facilidade. Era um trabalho feito com audácia. Os animais eram domesticados à força de muita “porrada”. Depois, ou ficavam mansos, ou eram declarados irremediavelmente bravos.

Hoje maior parte dos carros estão arrumados. Em algumas terras enfeitam espaços públicos. Os animais, libertos da carga, criam-se só para engordar. Os carros eram feitos por carpinteiros. Hoje, os carpinteiros dedicam-se a outros trabalhos, mas há ainda quem saiba fazer os velhos carros de bois, os “estadulhos”, as “engarelas”, o eixo, as rodas, as “caniças”, tudo como seria preciso, se ainda o fosse, obedecendo às ancestrais medidas, ao desenho do costume.

Os carros tinham por norma certas medidas. O estadulhal tem um 1, 60m, a rabiça um 1, 60m a caniça é 90 centímetros Isto, claro para os carros de bois. Já os carros para os burros, ou machos, eram mais pequenos. Quanto à madeira utilizada, varia conforme as partes do carro. As estadulhetas tendem a ser de freixo, a tritoura também, o coucilham tem que ser de amieiro, as travessas de negrilho, o soalho de negrilho. O eixo de freixo. As rodas eram de freixo ou de negrilho. O carro tem um metro e 20 de diâmetro. As caniças, para ficarem mais leves, podiam ser de choupo.





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