O Castelo de Mau Vizinho




Do alto de Outeiro, em direcção a nascente, avista-se um cabeço extremamente proeminente onde está actualmente um marco geodésico que faz fronteira com Espanha, aquele lugar lhe chamam o castelo de Mau Vizinho.
Na aldeia de Vale de Pena, diz-se que antigamente, no cabeço de Mau Vizinho, havia um castelo. Não seria estritamente um castelo, talvez uma atalaia de vigilância. Dali, era possível avistar o Castelo do Outeiro, o Castelo de Vimioso e as atalaias do Facho e Pendão.
A tradição indica que o Castelo de Outeiro foi bombardeado em 1762, por canhões espanhóis montados neste castelo do Mau Vizinho.
Então os portugueses, puseram o nome de castelo de Mau-Vizinho ao castelo de Vale de Pena, porque estava em território português e era usado para atacar os fortes e as praças portuguesas.
Nos dias de hoje o castelo de Vale de Pena está derrubado, porém ainda é possível distinguir, do lado Leste, provavelmente uma pequena muralha, que delimita um pequeno recinto interno, definido dos restantes lados por fragas naturais.

Comentários