Bicharada

Sabe sempre bem voltar ao termo de Outeiro, observar a magnificência das paisagens onde o equilíbrio da Natureza ainda permanece.

A presença de aves de rapina é um indicador da saúde e do equilíbrio do meio ambiente.
É para mim um privilégio poder observar e fotografar exemplares residentes na zona do rio Sabor e Maçãs.



O Tartaranhão-caçador é a mais pequena das águias europeias. O macho tem plumagem cinzenta azulada, asas muito compridas e estreitas, corpo esguio e cauda comprida e estreita de coloração negra. Em voo, distingue-se uma banda preta nas secundárias. A fêmea e os juvenis apresentam uma plumagem de tons castanhos arruivados.

O Grifo, maior que as águias, de plumagem acastanhada são geralmente vistos quando o sol já vai alto, devido às correntes térmicas ascendentes. Só assim estes animais conseguem subir.Esta ave consegue planar grandes distâncias sem quase bater as asas.

O abutre do Egipto é o mais pequeno dos nossos abutres. A sua identificação não apresenta dificuldades, devido aos tons contrastados que apresenta sob as asas, fazendo lembrar o padrão da cegonha-branca. No entanto, a observação deste abutre não é muito fácil e exige paciência porque, ao contrário do grifo, o abutre do Egipto não costuma formar bandos de grande dimensão, sendo mais frequente observá-lo isolado ou aos pares, além de que, à distância, as suas asas brancas se podem confundir facilmente com o céu num dia de sol.
É uma espécie estival nidificante, que chega em Março e parte em Setembro, inverna em África a sul do Sara.

Comentários

  1. Só para acrescentar que o Tartaranhão-caçador é mais conhecido na nossa zona como Águia Caçadeira.
    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário