Pelourinho e Casa da Câmara

O pelourinho obedece tipologicamente ao sistema arquitectónico bragançano, ornamentado no fuste hexagonal por florões.
Ergue-se sobre um escadório de quatro degraus, apenas completo em um dos lados.
Do capitel saem quatro braços ornamentados nos topos e sobre ele assenta um bloco rectangular de granito ornamentado pelos quatro cantos, vendo-se num deles o escudo de Bragança, noutro, em relevo, uma figura de homem com um bastão na mão, e nos outros dois também figuras humanas. Da base deste rectângulo saem quatro varinhas de ferro em forma de S. Serviu como prova e instrumento da jurisdição feudal, onde os delinquentes eram expostos à vergonha pública. Noutros locais os presos eram amarrados às argolas e açoutados ou mutilados, consoante a gravidade do delito e os costumes da época.




 
A Casa da Câmara
O edifício da Câmara Municipal, apresenta na fachada principal a coroa real esculpida em granito e incrustada na parede. O sino que se vê foi colocado ali em substituição do primitivo, que foi enviado para Braga, vendido ou para ser fundido. Contígua à Câmara fica um pequeno prédio que serviu de cadeia.

   
Neste local, em 1651, foi justiçado Francisco Mendes, natural do lugar de Carção. Foi condenado à morte e enforcado na Vila de Outeiro, por ter assassinado Gaspar Gonçalves, juiz de Carção. O seu crime foi acrescido por ter despedaçado «com hua fouce roçadoura hua imagem de Christo».
No meio do povo de Carção, numa grande lápide de granito cravada no solo, junto a uma fonte, está uma inscrição referente a Francisco Mendes. Naquele sítio estavam as casas de habitação do assassino, as quais foram mandadas arrasar e salgar pela barbaridade do crime. Os seus bens foram confiscados para a Coroa, ficaram também os seus descendentes incapazes de obter qualquer ocupação até á quarta geração.

De momento a lápide encontra-se embutida numa parede junto á fonte.

Na lápide pode-se ler:

NESTE SITIO ESTAVAM AS CAS DA MORADA DE FRCO MENDS QUE FOI CONDENADO HA MORTE PLA DE GASPAR GLV QUE FOI IOIS NESTE LVGAR NA ALCADA EM QUE PROCEDO HO DVTOR CRISTOVAM PINTO DE PAIVA DESEMBARDA CASA · DA · SOPRICACAM ANO DE 1651 EL REI NOSO SEÑOR AS MANDOV ARASAR E SALGAR PELA EMPIADADE CO QUE ELE SE OVVE NA DTA MORTE E POUCO RESPEITO AO SACRAMENTO

 

Comentários