Igreja Matriz


 
A antiga igreja paroquial de Outeiro, cujo orago é Nossa Senhora da Assunção, era um templo originalmente gótico, cujo primitivo alçado principal foi desvirtuado pela passagem dos tempos. A entrada faz-se pelo alçado lateral sul através de uma porta de arco quebrado, precedida de um alpendre sustentado por dois pilares toscos. Ao lado desta porta existe pequeno contraforte de nítida feição gótica e em cada ponta deste alçado existe uma janela tipo fresta. O alçado oposto mostra a sacristia com entrada pelo alçado posterior.

 


O hipotético frontispício, no alçado oeste voltado para a rua, é ocupado um deselegante campanário, que serve também de contraforte ao templo, em alvenaria de xisto. Tem acesso exterior por uma larga escadaria no mesmo material e é rematado por dois arcos plenos onde se inscrevem os sinos. Este corpo mostra uma fenda na zona da junção com o templo. O interior, com cobertura em abóbada de berço, mostra, no que seria a primitiva entrada, um pequeno lanço de degraus através do qual se obteria acesso ao templo. Aí se encontra a pia baptismal.


O pavimento actual foi arranjado e descido cerca de 30 cm. Mostra dois pequenos altares laterais e um altar principal dedicado a Nossa Senhora, sem grande valor apesar de serem de talha. A parede de fundo do altar-mor é feita de xisto posto de través e avançou até ficar à face com a talha do altar-mor.

Comentários