Fauna

AVES            



As rapinas, são sobretudo carnívoras, excelentes caçadoras, com excepcional visão e magníficas capacidades de voo. A presença destas aves é um indicador da saúde e do equilíbrio do meio ambiente. Quando as aves de rapina começam a rarear, é um sinal de desequilíbrio do meio natural.
           
Águia-calçada Hieraaetus pennatus Espécie protegida

O aspecto mais interessante nesta águia é que possui duas fases, a fase clara (foto) e a fase escura. É uma águia com estatuto pequeno muito idêntica a águia-de-asa-redonda. Geralmente esta ave estabelece um comprimento de 49 a 50cm e uma envergadura de 100 a 121 cm. O peso das fêmeas varia de 850 a 1250g e dos machos de 500 a 800g. Podem viver até aos 25 anos.
A sua dieta baseia-se em pequenos mamíferos, répteis, aves e insectos.
         

Águia-cobreira Circaetus gallicus Espécie protegida

Águia com dimensões grandes. O seu comprimento varia entre os 62 a 67 cm e pode atingir a envergadura de 170 a 185cm. O peso estabelecido por estas aves vai desde as 1000 às 2000g. A águia-cobreira pode viver até aos 17 anos. Esta ave distribui-se também por todo o território nacional. Em zonas áridas e em charnecas. A sua dieta é muito específica. Alimenta-se de répteis, especialmente de cobras.
         

Aguia de asa redonda Buteo-buteo






 

Grifo Gyps fulvus Espécie protegida

Maior que as águias, de plumagem acastanhada os grifos são geralmente vistos quando o sol já vai alto, devido às correntes térmicas ascendentes. Só assim estes animais conseguem subir.Esta ave consegue planar grandes distâncias sem quase bater as asas. O grifo distribui-se principalmente por toda a fronteira.
         
Abutre Preto








Águia-perdigueira (Bonelli) Hieraaetus fasciatus Espécie protegida

A águia de bonelli mais conhecida no nosso país como águia-perdigueira é uma ave com um comprimento que vai desde os 60 aos 66cm e que pode atingir a envergadura de 140 a 165cm. Esta ave de rapina pode ser observada por todo o território ibérico e do norte de África. Prefere regiões montanhosas mas também pode ser vista em terreno aberto. A bonelli é uma ave tímida e desconfiada. A sua dieta basea-se em aves mais pequenas. A águia de bonelli é um exemplo de muitas aves no nosso país que estão em vias de extinção.
         

Tartaranhão-caçador Circus pygargus Espécie protegida

A mais pequena das águias europeias. O macho tem plumagem cinzenta azulada, asas muito compridas e estreitas, corpo esguio e cauda comprida e estreita de coloração negra. Em voo, distingue-se uma banda preta na ponta das asas. A fêmea e os juvenis apresentam uma plumagem de tons castanhos arruivados. Popularmente é conhecida como águia-caçadeira.

      

Abutre do Egito Neophron percnopterus Espécie protegida

É o mais pequeno dos abutres por estes territórios. A sua identificação distingue-se, devido aos tons contrastados que apresenta sob as asas, cabeça alaranjada e cauda em ‘V’, os sues tons lembram o padrão da cegonha-branca ou da águia calçada. No entanto, a observação deste abutre não é fácil, habita sobretudo as zonas de vale do rio Sabor. É uma espécie estival nidificante, que chega em Março e parte em Setembro, inverna em África a sul do Sara.
         


Águia-real Aquila chrysaetos Espécie protegida

Conhecida por ser a maior das águias portuguesas, a águia-real, trata-se de uma ave poderosa que surpreende pela sua agilidade do voo. A envergadura desta ave só é ultrapassada pelo grifo e o abutre-preto. A sua distribuição encontra-se nos vales encaixados e pouco acessíveis. Isto acontece por esta espécie estar ameaçada.



Milhafre Real







Milhafre Preto

         








As rapinas nocturnas possuem cabeça grande e face achatada. A sua plumagem densa e maciça torna o seu voo completamente silencioso. Orifícios auriculares e olhos grandes, ajudam a localizar a presa com enorme precisão. O seu campo de visão é bastante vasto, capaz de girar a cabeça além dos 180º. A visão destas aves é considerada sem igual no reino animal. Vêem tão bem de dia como de noite.

Coruja-das-torres Tyto alba Espécie protegida

A coruja-das-torres é uma rapina nocturna, tem uma plumagem de coloração clara, com um peito branco amarelado. O seu comprimento atinge os 39cm e a sua envergadura pode variar dos 85 aos 93cm. O seu peso pode ir das 290 as 350g. Podem viver até aos 18 anos. Os seus habitats encontram-se em terrenos agrícolas com matas dispersas. A sua dieta limita-se a pequenos roedores.



         

Abelharuco Merops apiaster Espécie protegida

Ave com plumagem de cores vivas: coroa castanha avermelhada, garganta amarelo vivo e peito azul esverdeado. O seu comprimento vai dos 27 aos 29cm e a sua envergadura dos 44 a 49cm. Pode atingir 78g. O Abelharuco encontra-se em áreas abertas e quentes, de pequenos bosques, arbustos. Zonas próximas de rios.
         


Perdiz-comum Alectoris rufa

Este animal é praticamente inconfundível. É muitas vezes encontrado perto das estradas em bando. A sua plumagem é composta por tons de cinzento, preto, branco e ruivo. A perdiz pode ser vista em todo o território português, embora sendo escassa nalgumas zonas do litoral. Este animal prefere zonas arborizadas.


         

Cegonha-preta Ciconia nigra Espécie protegida

Esta ave é um pouco mais pequena que a sua familiar, cegonha branca. O seu comprimento pode alcançar os 100cm e a sua envergadura pode variar entre os 185 e 200cm. O peso da cegonha-preta atinge as 3000g. Pode viver até aos 18 anos. Os habitats destes animais encontram-se em florestas densas e antigas, ricas em recursos hídricos. Próximas de rios e pântanos. Ave tímida e recatada, não tolera a presença do homem. A sua dieta baseia-se em peixes, anfíbios e insectos.


         

Poupa Upupa epops


       





MAMÍFEROS            


Lobo Ibérico Canis lupus signatus Espécie protegida em vias de extinção

O lobo-ibérico é da família dos caninos e descende do lobo-cinzendo. Este animal, como o nome indica, encontra-se na Península Ibérica. No nosso país deve existir 300 exemplares desta espécie, que actualmente se encontra em vias de extinção. Um pouco mais pequeno que o lobo-cinzento, o lobo-ibérico macho mede entre 130 a 180cm e a fêmea entre 130 a 160cm. Enquanto o peso do macho pode variar entre 30 a 40kg o da fêmea varia entre 20 a 35kg. Em cativeiros os lobos podem viver até aos 17 anos, enquanto no seu habitat natural já são considerados velhos aos 10 anos. A sua dieta é muito abrangente: a principal presa é o javali, o corço, o veado, a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca.


         

Raposa Vulpes vulpes Espécie protegida

Como o lobo, a raposa é um carnívoro, de médio porte, com pelo geralmente castanho-avermelhado. O seu comprimento varia entre os 90cm a 1,38m, os machos normalmente pesam entre 6 a 10kg e as fêmeas entre 4 a 8kg. As raposas vivem em tocas protegidas pela vegetação, sendo construídas por elas mesmas ou aproveitadas de antigas tocas de coelhos ou texugos. A raposa alimenta-se de animais pequenos, como coelhos, lebres, roedores, aves, peixes, insectos, ovos e frutos. Pode viver até aos 9 anos.


         

Javali Sus scrofa Espécie cinegética

O javali é um animal de grande dimensão, com aspecto robusto e corpo achatado lateralmente. Os machos podem atingir o comprimento de 197cm e as fêmeas 174cm. O peso deste animal pode chegar aos 130kg nos machos e nas fêmeas os 80kg. O seu habitat é muito variado mas a sua preferência são os bosques. Este animal pode viver até aos 10 anos. A sua dieta baseia-se em frutos, tubérculos, raízes, cereais, invertebrados e pequenos mamíferos.


         

Coelho bravo Oryctolagus cuniculus

Os coelhos bravos podem pesar entre 1,5 a 2,5kg, o seu comprimento geralmente é de 40cm. Este animal pode-se encontrar por todo o mundo, em Portugal pode ser visto em todo o território. Este animal tem sido caçado ao longo dos anos até quase a exaustão, com isso, foram criadas reservas onde a espécie possa ser protegida. Os seus habitats preferidos são as zonas de erva alta onde se pode proteger dos predadores naturais.


         

Lebre Lepus europaeus

A lebre encontra-se em toda a Europa, na Ásia Ocidental e no Norte de África. Em Portugal a lebre pode ser encontrada por todo o território, mas é mais frequente observá-la nas planícies alentejanas. Como o coelho bravo a lebre é um dos alvos preferidos para os caçadores. Vive em grupo de 6 a 10 elementos. Alimenta-se, principalmente, de ervas e cereais. A lebre pode atingir os 6kg e pode viver até aos 10 anos.


         

Corço Capreolus capreolus Espécie protegida

No Verão a pelagem do corço é de um castanho-avermelhado e no Inverno e de um castanho-acizentado. Podem atingir o comprimento de 140cm, os grandes machos chegam a pesar 250kg e as fêmeas 150kg. Podem atingir os 8 anos de idade. A sua distribuição é feita pelas serras a norte do rio Douro e do centro do país. O habitat do corço é formado por bosques e zonas abertas com prados, matos ou áreas agrícolas.A sua alimentação é composta por espécies arbustivas, de rebentos, folhas de árvores, frutos silvestres, cogumelos e cereais em zonas agrícolas.


         

Gineta Genetta genetta

A gineta é um animal de médio porte, carnívoro, delgado, com membros baixos e cauda comprida. A sua pelagem é cinzenta e negra. O seu comprimento pode variar entre os 87 e os 111cm e o peso varia de 1 a 2,2kg. Podem viver até aos 4 anos. O seu habitat é muito variado, desde florestas até zonas rochosas. A sua dieta baseia-se em roedores, aves, répteis, frutos e insectos.


         

Doninha Mustela nivalis

Um animal da família dos carnívoros, a doninha possui um corpo pequeno, delgado e alongado com a cabeça pouco diferenciada do pescoço. A pelagem é curta e de cor castanho-arruivada. O comprimento das fêmeas pode variar entre os 20 a 24cm, e os machos pode variar entre os 24 a 33cm. O peso das fêmeas podem atingir as 70g e dos machos 170g. Este animal pode viver até aos 10 anos. O seu habitat preferido é: as áreas agrícolas, com grande disponibilidade de presas, muros de pedra, sebes e moitas, que lhe servem de protecção. A dieta principal da doninha é os pequenos mamíferos.


         

Lontra Lutra lutra



     



  

Texugo Meles meles

O texugo é um animal corpulento de tamanho médio, uma das suas características físicas é a presença de duas listas negras, que atravessam longitudinalmente a cabeça branca, desde as orelhas, até à ponta do focinho pontiagudo. Este animal tem uma particularidade muito interessante, no inverno e na primavera tende a ser carnívoro e no verão a sua dieta baseia-se a frutos e vegetais. Alimenta-se sobretudo de frutos, bolbos, raízes, cereais e invertebrados (insectos e minhocas). O texugo habita em paisagens heterogéneas como bosques e zonas de pastagens ou terrenos cultivados. O comprimento pode atingir 99cm e pode viver até aos 10 anos.


         

INVERTEBRADOS            


Lagostim Austropotamobius pallipes



O habitat onde se pode encontrar este animal é nos pequenos cursos de montanha, frequentemente em zonas de floresta, com águas correntes, límpidas e oxigenadas. São animais essencialmente nocturnos, durante o dia se esconder debaixo as pedras. Permanece activo entre a Primavera e Outono, hibernando durante o resto do ano nos seus esconderijos. Este animal alimenta-se sobretudo de insectos aquáticos, das larvas, peixes mortos e de vegetação.
         

PEIXES          


Barbo Barbus bocagei

O barbo é caracterizado pelo seu corpo e focinho alongado e dois pares de barbilhos. Pode atingir 60cm de comprimento, as fêmeas podem viver até aos 11 anos e os machos 7 anos. Esta espécie ocorre em zonas de corrente como de águas paradas, podendo ser encontrada em altitudes que vão desde os 190 até 1180 m e nos troços terminais dos rios. Em Outeiro pode-se encontrar no rio Maçãs e Sabor. Alimenta-se de detritos, algas, plantas aquáticas, moluscos, crustáceos e larvas aquáticas de insectos.


         

Escalo Squalius carolitertii

Com o corpo alongado comprimido lateralmente e com uma cabeça grande é assim que é conhecido o escalo. O seu comprimento pode atingir os 25 cm e apesar de não se saber ao certo a sua longevidade, pensa-se que pode atingir os 7 anos. O seu habitat é muito variado, podendo estar em rios de montanha, de planície e até em albufeiras. A sua dieta consiste em consumindo preferencialmente larvas aquáticas de insectos, crustáceos, moluscos e insectos de origem terrestre que caem à água.


         

Boga Chondrostoma duriensis

A boga é caracterizada pelo seu corpo alongado e esbelto. O seu comprimido pode atingir até 40cm e a longevidade nas fêmeas vai aos 10 anos, nos machos aos 8 anos. A boga é presente onde a velocidade da corrente é relativamente elevada. No entanto, também se pode encontrar em albufeiras. É um peixe muito sensível à poluição. A dieta deste animal consiste em detritos e algas.


         

RÉPTEIS            



Cágado mauremys leprosa

O cágado-mediterrânico pode ser encontrado na Europa e no Norte de África. Em Portugal pode ainda ser encontrado em vários locais, com especial no Alentejo. Este animal pode atingir os 25cm de diâmetro da carapaça e pode chegar aos 70 anos. Esta espécie, de grande resistência, vive nos rios e barragens, comendo pequenos insectos, peixes e carne de animais mortos que eventualmente encontre. No inverno o cágado tende a hibernar por um curto período. Para isso, faz tocas nas margens dos rios.


         

Rã Verde Rana perezi

Rã de grande tamanho, com um comprimento que pode chegar aos 7,5cm. A sua vida pode atingir os 10 anos. Este animal ocupa praticamente todos os tipos de habitats aquáticos, tais como, charcos, pântanos, lameiros, lagoas, lagos, barragens e ribeiros. Em Portugal é possível o encontrar em todo o território. A sua alimentação baseia-se em insectos, aranhas, minhocas, crustáceos, moluscos e mesmo pequenos peixes e anfíbios, incluindo exemplares da sua própria espécie.


         

Rã Ibérica Rana iberica

A rã ibérica é caracterizada pela cabeça com o focinho pontiagudo. O seu comprimento pode atingir os 5,5cm e não se sabe quantos anos este animal pode viver. Esta rã raramente se afasta da água, encontra-se frequentemente nas orlas de rios e ribeiros de pequeno a médio caudal, geralmente em zonas de águas frias. A dieta destes animais é composta por pequenos invertebrados, nomeadamente escaravelhos, aranhas, mosquitos, caracóis e centopeias, caçados sobretudo durante a noite.
          

Comentários