Gastronomia

A gastronomia presente na aldeia de Outeiro é em tudo semelhante à do resto do Nordeste Transmontano. Distinta quer pela elevada qualidade dos produtos de confecção, quer pela singela forma de preparação.

Da tradicional matança do porco, provêem os enchidos regionais ,o fumeiro, onde encontramos o presunto, as alheiras, o salpicão, as chouriças, linguiças e o butelo.


Entre os pratos à base de cabrito, javali e borrego, realça-se  o butelo cozido ao lume num grande pote de ferro. Acompanhado por batata e vagens secas de feijão sujeitas a uma cozedura prolongada.

No acompanhamento destes pratos são muito frequentes as saladas de azedas, agriões e meruges. A Morugem, mais conhecida na aldeia como meruge, surge em nascentes, prezas ou ribeiros onde há água corrente e límpida. As azedas, aparecem nos muros, nas pedras ou em qualquer local desde que ligeiramente fresco. Os agriões são plantas bravias que também surgem em locais aquosos e límpidos.


Na doçaria, destaca-se, o folar da Páscoa, as roscas da tradicional festa do São Gonçalo, confeccionadas com três sacas de farinha, fermento caseiro, leite, sumo de laranja e as raspas, ovos, manteiga, azeite e aguardente ou vinho do Porto.
E os económicos feitos com ovos açúcar, leite e aguardente.